sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conclusão: Juliana Vieira N°26 

Eu conclui que,a agua é o nosso bem mais precioso e também um dia pode acabar por isso é importante a nunca disperdiçar.Atualmente a quantidade de água usada em todo o mundo na produção de alimentos é da ordem de 7 mil metros cúbicos. Em 2050, a previsão é de que essa quantidade aumente para 11 mil metros cúbicos, o que significa quase o dobro da água utilizada hoje,Atualmente a quantidade de água usada em todo o mundo na produção de alimentos é da ordem de 7 mil metros cúbicos. Em 2050, a previsão é de que essa quantidade aumente para 11 mil metros cúbicos, o que significa quase o dobro da água utilizada hoje, solução para evitar uma crise global de escassez de água,A segundo os cientistas, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias.

"Precisamos criar sistemas de produção mais eficientes, aperfeiçoar as fórmulas de gestão a fim de não desperdiçar a água de rios e reservatórios e fazer uso mais eficiente da água das chuvas a fim de reduzir a evaporação improdutiva. Já começam a surgir também tecnologias mais eficientes, assim como pesquisas para produzir alguns tipos de grãos com água salgada.É preciso desperdiçar menos, reciclar mais, encontrar novas práticas agrícolas para otimizar a utilização da água, reduzir a quantidade de água usada nas grandes metrópoles e deixar de ver a água como um recurso inesgotável. A margem de desperdício de água no mundo é enorme atualmente. Portanto, o potencial da melhoria da eficiência no uso da água é também enorme.

Conclusão: Maria luisa Nº 30 

 Nesse trabalho pude concluir que a água é fundamental para o planeta. E que nela surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestre. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.  Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem. A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.

A água é a chave para todas as funções orgânicas: Sistema circulatório; Sistema de absorção; Sistema digestivo; Sistema de evacuação; Temperatura do corpo.

Conclusão: Mariana Oliveira Nº32 

A água, é o elemento de maior importância para a vida. As histórias de outras civilizações só foram possíveis de existir, graças a água, só que com a falta de cuidado do homem, infelizmente a água está ficando cada vez mais poluída, não acabando como muitos dizem, porque a quantidade de água do mundo sempre foi a mesma, e sempre será, oque acontece é que com a falta de cuidado do homem, poluindo rios, mares, a água esta ficando totalmente impropria para nosso uso, infelizmente se continuar assim não vamos mais ter tanta história para contar, e nem outras civilizações virão após a nossa.. Por isso temos que nos conscientizar, e fazer de tudo para não poluir, nosso meio ambiente.

Conclusão : Thais Soares Nº 38 

Com este trabalho aprendemos que a importância da água, a sua existência na Terra, e qual a qualidade e poluição da água.             A água cobre 71% da superfície da Terra e de toda a água, 2,08% é água doce, existindo uma grande assimetria água doce/água salgada. As águas subterrâneas são as mais utilizadas na actividade humana, representando apenas 0,29% das reservas do planeta. Mas as reservas de água doce nem sempre são de água potável. Compreende-se assim, uma segunda assimetria na distribuição da água: água potável / água imprópria para consumo. A distribuição da água é desigual também do ponto de vista geográfico. As zonas tropicais e equatoriais possuem reservas abundantes de água, enquanto as regiões desérticas são desfavorecidas desse ponto de vista. A diversidade geográfica resulta da assimetria entre regiões auto-suficientes e regiões deficitárias em água.             Nos países ricos e desenvolvidos gasta-se muito mais água do que nos países pobres e menos desenvolvidos. Há disparidades enormes no consumo médio per capita de água em diferentes partes do mundo. Verifica-se outra assimetria: consumo individual excessivo / consumo individual exíguo. O crescimento demográfico, o desenvolvimento industrial e a irrigação multiplicaram as utilizações da água, fazendo aumentar enormemente a sua procura.            A água quimicamente pura, exclusivamente constituída por moléculas de água, sem quaisquer substâncias dissolvidas e com o pH igual a 7 não existe na Natureza. Na Natureza, se não houvesse poluição, a água que mais se aproximaria da água pura seria a água da chuva. A água da chuva pode comparar-se a água destilada natural, pois obtém-se por condensação da água que se evaporou.            A crise mundial da água traduz-se na sua escassez crescente, na diminuição da sua qualidade em consequência da poluição e também nas secas. A água disponível bastaria para satisfazer as necessidades mundiais se fosse gerida adequadamente, tendo em vista um aproveitamento eficaz e uma repartição equitativa.            O problema da água é que ela não se renova ao ritmo a que os seres humanos a poluem. A acção humana conduz a alterações apreciáveis no ciclo hidrológico natural. A par dos desperdícios de água que se verificam em quase todo o mundo, a procura aumenta mais depressa do que a capacidade de reposição pelo ciclo hidrológico natural. A poluição da água pode ter várias origens e tipos diversos.De acordo com a sua natureza e concentração, os poluentes apresentam diferentes efeitos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Na saúde pública podem causar: gastroenterites; diminuição da taxa de fixação de oxigénio; alterações do sistema nervoso; etc. 

Conclusão: Nathalia Pierro Pereira Nº36 

Com esse trabalho eu pude concluir que a água e um dos elementos mais importantes do nosso mundo. A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera). O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

consumo de água mundial gráficos

Consumo de Água Doce

Tratamento da Água

O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.

Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:

1 – A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.

2 – Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.

3 – Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.

4 – Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.

5 – Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.

6 – Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.

7 – Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.

8 – Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.

Entretanto, e infelizmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição. Ocasionando a morte de cerca de 1,8 milhões de crianças no mundo todo por causa de doenças como a diarréia, provocadas pelo consumo de água contaminada e más condições de saneamento.

TRATAMENTO DE ESGOTO

O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

Uso e Preservação da água

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 20 anos faltará água para 60% do planeta. Adotar algumas medidas simples, como a instalação de equipamentos hidráulicos e mudanças de comportamento, além de contribuir com o meio ambiente, faz bem para o bolso.
Nos condomínios, o gasto com água ocupa o segundo lugar no ranking das despesas, perdendo apenas para o pagamento de funcionários. Levantamento realizado pela Lello Condomínios revela que a conta de água chega a representar de 10% a 15% do total de gastos de um prédio.
“Hoje, mais do que uma questão econômica, o uso racional da água significa a preservação das nossas reservas naturais. Existem equipamentos disponíveis no mercado que reduzem sensivelmente o consumo, resultando em economia de até 20% no valor total da conta”, afirma José Maria Bamonde, gerente de Logística e Manutenção Predial da Lello Condomínios.
Uma das medidas viáveis para solucionar o problema é a instalação de medidores de água exclusivos para cada apartamento. Torneiras com temporizador e bacias com caixa acoplada são outros itens que reduzem o consumo em até 20%. Aliado a isso é preciso que haja pequenas mudanças de comportamento, como manter torneiras bem fechadas, utilizar baldes para lavar veículos ou varrer as calçadas, ao invés de lavá-las.
Vilões do desperdício
- Os chuveiros são responsáveis por 46% do consumo geral de água em uma residência. Em um banho de 15 minutos, uma ducha de alta pressão pode liberar, em média, 135 litros de água;
- As torneiras da cozinha e os lavatórios, juntos, representam 27% do consumo de água;
- Os vasos sanitários consomem 14% do total;
- As máquinas de lavar e outros aparelhos gastam 8%;
- Lavar o carro por 30 minutos, utilizando uma mangueira, pode consumir até 560 litros de água.

A importância da água na economia dos países.


A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

Por ter reservas limitadas no planeta, a água doce tem valor econômico e cada vez mais vem sendo explorada pelos empresários. A conta deles é bastante simples: como a população do mundo cresce velozmente e os 0,7% da água disponível ao homem na terra é pouco para tanta gente, daí o lucro é certo e grande para quem se tornar dono dessa fonte. É como ser dono de uma máquina de imprimir dinheiro.


Somente nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou em mais de 1 bilhão e 800 milhões de pessoas e este contingente diminuiu em um terço o suprimento de água do planeta. Aliase o fato de que a necessidade de água cresce numa escala mais rápida do que o aumento populacional, pois aumenta a quantidade de indústrias (que consomem muita água) e a agricultura passa a usar mais água para produzir mais alimentos.

Consequência dos resíduos industriais nas águas dos rios

A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismospatogênicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite etc.). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.
Sobre a contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. No segundo caso, há o uso de adubos, muitas vezes exagerado, que acabam por ser carregados pelas chuvas aos rios locais, acarretando o aumento de nutrientes nestes pontos; isso propicia a ocorrência de uma explosão de bactérias decompositoras que consomem oxigênio, contribuindo ainda para diminuir a concentração do mesmo na água, produzindo sulfeto de hidrogênio, um gás de cheiro muito forte que, em grandes quantidades, é tóxico. Isso também afetaria as formas superiores de vida animal e vegetal, que utilizam o oxigênio na respiração, além das bactérias aeróbicas, que seriam impedidas de decompor a matéria orgânica sem deixar odores nocivos através do consumo de oxigênio.A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio,cromo, chumbo) e detergentes . 
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.
Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos entre estes:
Resíduos industriais. Neste tipo de resíduos abunda as descargas de efluentes das fábricas.
Resíduos rurais. O lançamento de esgotos diretamente nas águas sem que tenham sido devidamente tratadas; a deposição de lixos domésticos nas águas dos rios ou mares; o uso de produtos químicos na agricultura que acabam por ser transportados pela chuva para as águas dos rios e mares, contaminando-os e pondo em perigo toda a fauna e flora.
Ambos os tipos de resíduos podem ser despejados num sentido voluntário ou involuntário.
Estes poluentes representam grande ameaça à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente, pois são capazes de provocar enormes danos aos organismos vivos, e, consequentemente à cadeia alimentar e à nossa saúde. 



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Geração de Energia Elétrica com Água


DEFINIÇÃO

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.

HIDROGRAFIA NO BRASIL 

O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.
HIDROGRAFIA NO MUNDO
Confira a seguir a lista dos maiores rios, oceanos, mares e bacias hidrográficas do mundo.

Os maiores rios
Nome e local
Extensão (km)
Foz
Amazonas, Brasil
6.868
Oceano Atlântico
Nilo, Egito
6.671
Mar Mediterrâneo
Xi-Jiang, China
5.800
Mar da China
Mississippi-Missouri, EUA
5.620
Golfo do México
Obi, Federação Russa
5.410
Golfo de Obi

Os maiores oceanos e mares
Nome
Área (km²)
Profundidade máxima (m)
Oceano Pacífico
179.700.000
11.020
Oceano Atlântico
106.100.000
7.758
Mar Glacial Ártico
14.090.000
5.450
Mar do Caribe
2.754.000
7.680
Mar Mediterrâneo
2.505.000
5.020

As maiores bacias hidrográficas
Nome
Local
Área (km²)
Bacia Amazônica
Brasil
7.050.000
Bacia do Congo
Zaire
3.690.000
Bacia do Mississippi
EUA
3.328.000
Bacia do Rio da Prata
Brasil
3.140.000
Bacia do Obi
Federação Russa
2.975.000



A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW